Taverna /dev/All

As dores do JavaScript

Recentemente comecei um processo de aprofundamento no JavaScript. Desde o frontend quanto o backend por causa do Node.js

Foi um processo maravilhosamente enriquecedor. Na época até mesmo escrevi um post a respeito sobre minha expedição ao Node.js - http://www.itexto.net/devkico/?p=2680

Mas passado algum tempo noto que aquilo que escrevi na época sobre a ilusão de poder é real. Sim, há um ferramental maravilhoso que podemos (e usamos) usamos hoje no desenvolvimento back e frontend, mas quando você esbarra com alguns problemas como, por exemplo, o famigerado callback hell, ou mesmo bloqueios, toda esta produtividade vai pro ralo (ao menos na minha experiência).

Então seguem aqui quais foram as principais dores pelas quais passei e gostaria de saber a de vocês:

  • A impressão de conhecer JavaScript - isto é engraçado: esta é uma daquelas linguagens nas quais você acredita realmente conhecer sem nunca ter estudado. A falta de bases sólidas na linguagem foi a primeira das minhas dores.
  • Não conhecimento profundo do ferramental - você tem ferramentas maravilhosas como o Gulp, Webpack (até escrevi um guia, que pode ser acessado aqui: https://www.itexto.com.br/guias/?guia=usando-webpack), mas o não conhecimento dos mesmos me fez perder muito tempo à toa.
  • Callback hell - sim, ainda é um problema para mim mesmo depois de ter estudado promises.
  • Gestão de complexidade - mesmo com módulos, a gestão de complexidade e dependências no JavaScript ainda não está lá, tal como temos no Java, por exemplo. Talvez seja inclusive o meu vício em Java que me leva a esta impressão.
  • Gestão de dependências - há o npm que é bem legal, mas já tivemos muitos problemas baixando dependências incorretas do repositório central, muito parecido com problemas que tínhamos no Java com Maven 10, 12 anos atrás.

E vocês, quais foram suas maiores dores?

1 Curtida

Minha maior dor é não conseguir aprender JavaScript. A única coisa que consegui fazer foi um processo MQTT com Node, e bem sofrido. :confused:

Cara, comecei meus estudos de front ano passado, em abril. Com o tempo consegui entender como funciona o mundo web e aí parti pro JS “avançado” como dizem por aí (basicamente aplicar MVC com ES6+).

Eu tinha uma base em relação a programação, então o processo foi rápido. Com exceção de programação funcional, que ainda não tenho cabeça pra aprender.

Respondendo sua pergunta, a minha maior dor é não ter vivência pra aplicar o que aprendi. Sim, tenho projetos no github, mas alguns nuances só se aplicam no dia-a-dia, trabalhando com isso. Além disso, outras coisas que me doem:

  • Por ter pouca vivência, as vezes acho difícil chegar num bom modelo ou aplicar corretamente um certo padrão num determinado projeto;

  • Sempre tem um jeito melhor/diferente de codar e por mais que meu código seja bom, dá um feeling de que nunca tá bom o suficiente;

  • Como você mesmo disse, a firula gigantesca de ferramentas que rodeiam o front-end;

Acho que é isso. Boa parte das dores vão embora quando arrumar um emprego na área :rofl:

E sobre o callback hell, se promises não tiver te ajudando (como??), tenta com async/await o/

1 Curtida

itexto