Taverna /dev/All

Seu ganha pão não existe mais: e agora?

image

O @Miguelangelo me mandou este link aqui que nos ajuda a refletir sobre uma situação que é bastante comum:

No caso, é o anúncio de que o framework Hapi.js será descontinuado. Você vai lá, investe sua carreira em uma tecnologia e de repente ela é descontinuada. E aí? Como você se vira?

Muitos anos atrás escrevi sobre isto no meu blog também, no caso, sobre minhas frustrações com a Microsoft na época. Segue o link: https://www.itexto.com.br/devkico/?p=145

1 Curtida

Interessante, Kico.

Penso também que temos que nos preparar para as mudanças na nossa área. Não só linguagens acabando, mas também tudo mudando. Por exemplo, com o avanço de containers, devOps, sysAdmin, já mudaram bastante. Pode ser que BE/FE mude muito também com IA e com novos frameworks.

Fico pensando que devemos nos preparar para qualquer cenário pois cada vez as tecnologias evoluem mais rápido.

1 Curtida

Tem as mudanças de paradigma que te dão uma porrada também.

Quando comecei o normal era desktop, aí veio a web, muita gente simplesmente largou a área por não conseguir se adaptar (eu mesmo pensei nisto).

A chegada da cloud também foi outra enxurrada. Todo mundo pensando antes em servidores que precisariam comprar, de repente você tem um servidor elástico que pirava as pessoas…

Há estas ondas de choque aí de tempos em tempos.

A própria web, que foi primeiro pra uma onda baseada em plugins, depois pra algo baseado em padrões, agora pra algo que a gente sequer sonha.

1 Curtida

É por isso que eu aconselho as pessoas a se fortalecerem nos conceitos fundamentais da computação, ao invés de ferramentas. Eu vejo uma modinha do pessoal menosprezar o conteúdo ensinado nas (boas) faculdades de computação, dizendo que não server para o “mercado”. Mas é justamente o tipo de conteúdo que tem maior longevidade. Cálculo e álgebra linear estão aí desde Isaac Newton, e são a base dos algoritmos de Machine Learning. O próprio conceito de algoritmo é muito mais antigo do que qualquer linguagem de programação que conhecemos. E o que as ferramentas e frameworks fazem nada mais é do que encapsular essas conceitos para que os apliquemos com mais produtividade.

1 Curtida

Cada projeto uma vida nova. Já perdi as contas de quantas tecnologias já passei, maioria sem parar pra estudar, aprendendo sob demanda através de google.

Exatamente.

Na primeira empresa que trabalhei, tinha pessoas a uns 5 anos lá. O produto já tinha uns 3 anos. Hoje deve ter uns 13 anos de vida (e a pessoa está a mais de 15 anos). Nem sei como está e se as coisas mudaram por lá, mas acredito que não muito.

Essas pessoas estão meio que presas lá para sempre. Ou então terão que ir pra outra empresa que está presa em contextos do passado.

É importante ter a base sólida mas também saber aplicar ao que surge. Conheço também casos de base sólida mas que perderam o ponto da tecnologia. Tem que ter ambos.

itexto