Taverna /dev/All

Por que não mais o MySQL?

image

Já faz quase duas décadas (o tempo voa!) que o MySQL tem sido a minha principal escolha como base de dados relacional: fácil de administrar, de encontrar gente que saiba trabalhar com ele, boa documentação e um desempenho que até então nos supriu muito bem.

Mas recentemente minha visão a respeito do MySQL mudou bastante: aquele que era uma excelente solução no que dizia respeito ao desempenho não se mostra mais tão rápido assim. Em nossos testes com outras soluções (PostgreSQL, Oracle, SQL Server) ele tem se mostrado bastante atrás: a impressão que tenho é que já eram os dias nos quais víamos grandes avanços nesta área.

O que tem se mantido ainda é o preço quando o orçamos na cloud (mas nem sempre, há cenários nos quais o SQL Server e Oracle podem se mostrar mais baratos), mas o que realmente tem me incomodado é o fato de muitas vezes ser uma escolha automática, o que não é saudável.

Sendo assim este post é pra que a gente pense um pouco na relevância do MySQL: ainda é relevante? Com certeza, mas tão relevante quanto já foi? Pense, por exemplo, no cenário LAMP (até bem pouco tempo atrás você não pensava em PHP sem o MySQL, isto está mudando).

Na opinião de vocês, como ele tem se comparado em relação aos seus competidores, especialmente os de código aberto, como o PostgreSQL?

Fica mais fácil se observar o contrário, o que MySQL tem de superior aos outros? Eu pelo menos nunca vi vantagens.

Oi.

Essas questões com desempenho foram observadas com o mysql e com o mariadb ?

Desde que o fork ocorreu, vi muita gente recomendando a migração para o mariadb… Porém, nos poucos testes que fiz, não notei diferença de desempenho. ( talvez a carga que usei não tenha sido suficiente ).

Penso que a recomendação se deva a questões de licenças, mas qual a opinião de vocês ?

O mariadb já se distanciou o suficiente do mysql para haver diferenças de performance ?

1 Curtida

Oi scalare,

por um bom tempo eu diria que o desempenho foi um diferencial, especialmente nas tabelas do tipo MyISAM.

Hoje os principais diferenciais que vejo são os seguintes:

  • Diferentes motores de armazenamento - pode ser útil, mas é muito raro de se ver usado.
  • Custo reduzido - tanto de infra quanto de cloud.
  • Facilidade de uso e manutenção

Oi,

a experiência foi com o MySQL mesmo: tenho acompanhado recentemente com mais atenção o MariaDB também, mas confesso que na hora de adotar algo, acabamos sempre com o original mesmo.

os problemas que vejo são muito relacionados à execução de instruções de DDL. No desenvolvimento acaba consumindo um tempo significativo, e a situação tem piorado com o tempo.

Você tem usado ele (MariaDB)?

Eu uso o MySQL como banco de dados para o FreeRadius… O AAA gera uma carga considerável e ele responde bem…

Fiz alguns testes com o MariaDB devido a recomendações da comunidade, mas não notei diferença de performance.

1 Curtida

itexto