Taverna /dev/All

Penpot: um Figma open source na sua própria infraestrutura

image

Estou experimentando na empresa uma ferramenta que tem se mostrado muito promissora: é o Penpot (https://penpot.app). Alguém aqui já usou?

É essencialmente um “Figma open source”. Ele reproduz (copia) muito o XD no seu uso, tem basicamente o mesmo modo de usar. A diferença é que você pode usar gratuitamente online ou na própria infraestrutura, o que, para projetos que requerem maior sigilo ou se você pretende economizar, se mostra como uma alternativa muito interessante.

Ainda tá em beta: então estou dando os primeiros passos com ele na empresa e ainda não estou apostando pesado, mas já dá pra fazer coisas muito legais.

  • É possível editar os mockups tal como se fossem documentos no Google Docs (igual no Figma) com outras pessoas.
  • Já é possível simular interações no sistema, daquele tipo: “clique aqui, vá pra página tal ou exponha tal pedaço”.
  • Permite exportar os desenhos.
  • Também permite importar algumas bibliotecas com componentes (é muito lenta esta importação, mas as bibliotecas que eles disponibilizam já quebram um bom galho).
  • Permite integração com diversos mecanismos de autentcação (OAuth, Google, etc)

Ainda sinto falta de interfaces administrativas pra ele: seria ótimo ter uma página em que eu pudesse gerenciar os usuários, por exemplo, mas acredito que seja questão de tempo. E se não for questão de tempo, dá pra implementar uma com pouco esforço também.

É beta ainda: há alguns bugs nele, mas nada que o torne inutilizável, pelo contrário, tanto é que estamos usando.

A stack que usaram foi essencialmente Clojure com PostgreSQL. Não vi em que o front-end está sendo implementado ainda.

Fica a dica aí: me contem se já experimentaram e o que acharam, ok?

1 Curtida

Nunca tinha ouvido falar, mas vou experimentar, ótima dica!

itexto