Taverna /dev/All

Oferecemos trabalho remoto. Só que não!

Olá,

Postei no twitter (https://twitter.com/hlmerscher/status/1139459053845917696) algo que tem me incomodado ultimamente, com o intuito de saber o que outras pessoas acham, e também para compartilhar minha experiência e ponto de vista.

Tenho notado aqui na Europa que muitos recrutadores tem usado o termo “remote friendly” para atrair candidatos. Na grande maioria das descrições das vagas, ou na limitada quantidade de informações compartilhadas, não mencionam exatamente o que o termo “remote friendly” significa para eles. Na maioria das vezes isso quer dizer: permitimos trabalho remoto 1 vez por semana, ou, você tem essa cota de dias no mês que pode usar para trabalhar remoto quando precisar. Algumas empresas são mais flexíveis que outras nesses termos, mas no geral sempre tem a limitação de não poder ser totalmente remoto.

Somando minha vida profissional como programador, passei metade dela em cada esquema de trabalho até o momento. Quase 3 anos em empresas locais da minha cidade natal, 4 anos remoto, e mais 2 anos presencial (aqui em Berlim).

Não tenho nada contra empresas que só contratam presencial. Em alguns casos não faz sentido, algumas pessoas não se sentem produtivas trabalhando de casa, etc, tudo vai depender do contexto no fim das contas. Ser “remote friendly” do meu ponto de vista seria de fato apoiar trabalho remoto/home office (há quem diga que esses 2 termos tem diferenças, mas isso já é outro assunto). Vejo vantagens e desvantagens nas 2 modalidades.

Ainda que seja algo vantajoso (afinal, melhor trabalhar alguns dias remoto do que não ter essa opção), me soa como pegadinha para ludibriar candidatos.

1 Curtida

Justo!

É muito dificil migrar para Alemanha?

Fazendo o papel aqui de advogado do diabo, será que o termo “remote friendly” não seria na realidade um jargão de RH pra dizer que é possível trabalhar parcialmente remoto?

Pesquisando um pouco a respeito deste termo encontrei este post que pode nos dar uma direção nesta questão: https://remoteml.com/blog/remote-friendly-vs-remote-first/

1 Curtida

@FearX a área de TI e engenharias no geral tem uma procura muito grande por profissionais. São profissões mais fáceis para conseguir emigrar, já que não conseguem preencher totalmente as vagas com profissionais que se formam no país.

Geralmente, você precisa provar ter experiência relevante na área (um diploma adiciona um peso nisso também), e uma empresa afim de te contratar. O resto são burocracias de solicitação de visto.

Acredito que seja o caso também.

Mas de qualquer forma, em minha humilde opinião estão utilizando o termo de maneira errada. Como eu disse antes, o termo “remote friendly” implica que 1 ou mais pessoas (o time inteiro ou apenas parte dele) teriam a chance de trabalhar remoto por tempo integral, o que não é o caso.

Esses recrutadores estão tentando surfar na onda do “olha, somos legais, oferecemos trabalho remoto”. Mas apenas como uma estratégia para atrair pessoas.

Li um pouco mais a respeito e a impressão que estou tendo é que este termo é usado para empresas que estão dando os seus primeiros passos na direção do trabalho remoto.

Então elas liberam o trabalho remoto algumas vezes por semana inicialmente ou tem alguns membros da equipe que por uma razão ou outra já entraram neste esquema de trabalhar remotamente.

Pelo que pude entender, é mais um estado transitório, no qual a empresa ainda não é capaz de ser 100% remota, mas que caminha para algo do tipo: “olha, se quiser trabalhar de casa de vez em quando, sem problema”.

O que achei bacana demais nesta discussão foi a emergência deste novo termo “remote friendly”, que com certeza vai ser muito mal usado por aqui. Excelente discussão!

1 Curtida

Você diz um diploma além da graduação regular?

1 Curtida

Executo muito trabalho de casa, a maior parte do que faço atualmente. Tem as vantagens, mas por outro lado sinto uma necessidade de separação, lugar e hora de trabalho, lugar e hora de desligar. Quando estou na minha terra de origem com a família perto é outra dificuldade. É difícil conseguir que pais e irmãos, ou filhos e cônjuges, tanta gente respeite a hora em que você não está disponível nem para você mesmo, e sim comprometido com o serviço.

1 Curtida

Mas a atração tem que gerar um resultado = o trabalho. Acredito que o processo de seleção seja um pente fino sinistro, pior que pente fino de piolho como de fato deve ser.

Acho que ele quis dizer certificações.

Digo graduação regular mesmo. Um bacharelado ou tecnólogo. Mas acho que certificações devem contar pontos também para algumas empresas.

itexto