Taverna /dev/All

O Windows se tornou irrelevante?

Pra mim que comecei na década de 90 a programar, o que vou questionar aqui soa muito esquisito: a plataforma Windows hoje é irrelevante?

No escritório, curiosamente, já faz anos que não precisamos usar uma máquina Windows, precisávamos antes quando havia o SQL Server apenas para Windows (ou mesmo o .net, agora não mais com o .net core).

Sendo assim, pergunto: esta irrelevância do Windows, para desenvolvimento, é apenas impressão minha ou vocês também estão experimentando a mesma coisa?

No desenvolvimento, por exemplo, a última plataforma na qual pensamos já faz um bom tempo é justamente Windows: ou por que a web tomou seu lugar ou por que no desenvolvimento de aplicativos, a plataforma sequer agrega valor a nossos clientes (isto sem mencionar o fiasco que foi o Windows Phone).

E aí? É irrelevante mesmo? Morreu? Valeria à pena investir na plataforma hoje?

1 Curtida

Minha resposta.

Ele morreu? não, pelo menos essa é a resposta curta.
Com a chegada da “nuvem”, o sistema operacional está se tornando irrelevante, pelo menos para nós, desenvolvedores.

Para o usuário final, o Windows continuará a existir, e agora que Windows já permitem a execução do Ubuntu, certamente muitos saberão deste sistema operacional.

Sobre a questão do investimento na plataforma, vejo como apropriado se quisermos cobrir mais clientes. Ainda vejo clientes que querem migrar do windows para o linux.
Nesse sentido, é igualmente importante conhecer a plataforma de origem, neste caso: windows.

Saudações!

Mas você vê alguma tendência recente hoje que foi iniciada pelo Windows?

A última que vi foram as tiles que apareceram no Windows 8 e Windows Phone, que duraram menos de um ano em outras plataformas.

Não nenhum.

Nesse sentido, eu concordo com você, não há nenhuma tendência vindo do Windows.
Pelo contrário, eles estão chegando perto do que já estamos construindo com o linux, o por exemplo:

 $env:VAR1= "/path/app1"
 $env:VAR2 = "/path/app2"

 "Get-ChildItem Env:"

Nós sempre tivemos isso no linux.

Olá,

É fato que com a popularização da nuvem e o crescimento de aplicações web e mobile, o desenvolvimento para o Windows ficou para trás, e pelo andar nenhum tendencia há de vir para o sistema nos próximos anos. Há 8 anos que desenvolvo para Windows, existem muitas empresas que ainda tem sistemas para Windows, e muitas coisas ainda dificilmente serão migrados para nuvem, tem até muito trabalho sendo oferecido para isso, motivo, os novos programadores já vem focados direto para web, nuvem e mobile, gerando um deficit de desenvolvedores com grande conhecimento no sistema operacional. Por exemplo, tenho colegas aqui que não sabem criar um programa windows form do zero!
Investir, acredito importante ter o fundamento de conhecimento para a plataforma, como agregação de conhecimento, por se em algum momento se deparar com alguma demanda, não passará muita dificuldade, mas mesmos assim existe muita informação na internet. Acredito que o desenvolvedor deve ser especialista em algo, mas também ter uma breve noção de outros mundos, mas hoje, vejo que o maior investimento deve ser em tendencias do mercado.

1 Curtida

então poderíamos dizer que o desenvolvimento pra Windows, no futuro, pode se tornar (se já não se tornou) um nicho de mercado possivelmente bastante lucrativo?

Sem dúvida, dominar plataformas que se afastam da nuvem e de toda a “web” deve ser um mercado bem pago para os desenvolvedores.

Hoje penso por exemplo em QT (framework), ou em HP-UX (sistema operacional).
A especialização continuará sendo importante.

Sim, como hoje programadores de Cobol são bem pagos.

1 Curtida

itexto