Taverna /dev/All

O que aconteceu com Jython?

Olá a todos!

Fiz um script bacana em Python, mas como ele vai ficar em um PC do cliente, pensei na possibilidade de encontra uma forma de rodar o Py na JVM, assim ele seria compilado. Foi nessa pesquisa que achei… Jython!

jython1

Eu fiquei extremamente surpreso. Que ideia genial: programar em Python e conseguir compilar para um .java! Fui atrás… e o último post oficial foi em 2015.

Muito triste! Escrevi meu código para python3.6 e aparentemente não existe suporte para essa versão. Alguem tem alguma informação sobre o que aconteceu com o projeto ou qualquer coisa assim?

Muito triste! Jython me parecia TÃO promissor…

1 Curtida

Tive a mesma dúvida algum tempo atrás: estou estudando Python e resolvi dar uma olhada no projeto Jython. Não vi realmente muita movimentação.

Outro projeto bastante interessante na mesma área é o JRuby, este sim bastante ativo, o últiom release foi em dezembro de 2018.

image

Mas sinceramente, com o lançamento da GraalVM, não sei se jRuby on Jython sejam projetos muito relevantes hoje, dado que agora será possível executar Ruby, Jython, C, C++, Java, JavaScript, R e outras linguagens na mesma VM.

Para o problema de instalar em outra máquina, uma alternativa para windows (eu nunca usei, mas é algo bem falado), é o pyinstaller. Ou então, usar o setuptools (acho que usei uma vez na vida), para que seja fácil instalar sua aplicação em qualquer lugar (que já tenha python instalado).

usei o jruby em produção por quase 2 anos e sem grandes problemas, ajudou uma vida a dar conta do que faziamos.

lembro que o principal contribuidor do jruby já ter mandado tweet ao pessoal do jython força para continuar o projeto que sempre foi fraco.

a VM alternativa do python que fez mais sucesso foi o pypy que é um mais otimizado e agora o mpython p/ embarcados

acho q vou apostar no graal tbm

1 Curtida

Eu admiro demais essa iniciativa do Jython. Uma pena que aparentemente está morto.

Pra você ter uma noção: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_JVM_languages

A lista (acho que incompleta, pois lembro que era bem maior) das linguagens portadas para a JVM.

itexto