Taverna /dev/All

O modo de vida plain text

image

Achava que era só comigo, mas não: mais e mais pessoas estão usando texto simples como ferramenta básica pra essencialmente tudo. Vou contar minha história aqui e, ao final, mostro algo interessante que acabei de descobrir.

Tudo começou com o Asciidoctor que pouco a pouco foi substituindo editores de texto como o Word pra mim. Com ele eu passei a escrever as propostas aqui da itexto, nossos procedimentos internos, documentos arquiteturais… E ainda compilava o resultado pra PDF, epub, html, etc.

Logo na sequência iniciei uma busca por ferramentas UML que pudessem substituir minha ferramenta favorita até então, o Astah Community. Surgiu na minha vida o PlantUML e boom: nunca mais usei o mouse pra fazer um diagrama sequer.

E a coisa foi continuando: me dei conta que meu uso de IDE até aquele momento era mínimo por causa do Grails que tem um modo de trabalho que dispensa qualquer ferramenta mais complexa que um editor de textos simples (pra mim, importante ressaltar, pode não ser pra você).

E pouco a pouco, dia após dia, cheguei em uma situação na qual hoje uso apenas dois programas:

  • Visual Studio Code - pra editar todo tipo de texto, código fonte e diagramas que preciso.
  • Visual Studio normal - por que de forma acidental recentemente comecei a me tornar um desenvolvedor .net também

E isto: 90% do que faço hoje é com arquivos texto (o que mostra que programo bem pouco em .net). Minhas notas pessoais são arquivos texto, meu calendário é um arquivo texto, minhas listas de coisas a fazer… tudo (ou quase).

E hoje, acidentalmente, lendo uma matéria no OSNews chamada “The Plain Text Project” topei com um PROJETO que visa obter este mesmo estilo de vida.

Segue o link pro projeto: https://plaintextproject.online/

Recomendo a seção de links.

E vocês? Estão passando por algo similar?

Cara, tenho usado One Note pra tudo. Nele consigo manter tudo organizado naquele esquema de abas e paginas. Recomendo!

1 Curtida

eu tenho usado o One Note pra sincronizar minhas notas de estudo.
É ótimo por que funciona no iPhone e em todos os meus outros dispositivos (menos no Linux, aí tem de ser online, mas tá de boa)

1 Curtida

Boa tarde, pessoal. Essa é minha primeira participação no fórum.

Tenho utilizado para minhas notas pessoais o Visual Studio Code com o plugin evermonkey que permite sincronizar as notas editadas com o Evernote. Escrevo as notas em Markdown e isso possibilita visualizá-las em um html bonitinho posteriormente usando o Evernote. A vantagem é que funciona no Windows ou no Linux desde que esteja instalado o vscode com o plugin. Dá pra instalar o evernote no celular e visualizar as notas também, porém não é possível editá-las. Tem sido útil. A forma de pesquisar conteúdo é bem prática.

Quando encontrei o PlantUml pela primeira vez também fiquei fascinado. Porém, ultimamente não o tenho utilizado.

Outra ferramenta que impressiona é o editor JDL do JHipster https://www.jhipster.tech/jdl-studio/ que permite gerar diagramas de classes, e posteriormente código, a partir de uma notação em texto.

Tendo em vista que boa parte do tempo passo navegando na internet em documentações ou em busca de soluções, tenho utilizado o plugin vimium pro google chrome, que possibilita deixar o mouse de lado durante a navegação. Mesmo sem esse plugin instalado, no chrome especificamente, é possível utilizar o atalho CTRL+F para pesquisar um link (ou começar a pesquisar o link) na página, para que ele seja selecionado, e posteriormente apertar CTRL+ENTER para abrir o link. Curiosamente esse atalho não é difundido. No Firefox esse combo é um pouco diferente.

Outra coisa que tenho achado útil é colocar uma pasta de atalhos no PATH do sistema (windows ou linux), isso possibilita executar aplicativos digitando o nome dos atalhos no Executar do windows (WIN+R) ou no executar do linux, seja lá qual distro esteja utilizando.

1 Curtida

Esta dica da pasta de atalhos é genial!

itexto