Taverna /dev/All

Microsoft abre código do WPF, Win Forms e WinUI - isto é relevante?

image

A Microsoft está abrindo o código fonte do WPF, Win Forms e WinUI, que são os componentes do .net responsáveis pela geração de aplicativos desktop para o Windows.

Vi esta matéria publicada hoje no InfoQ pelo /dev/All - https://www.infoq.com/br/news/2019/02/msft-open-source-wpf-winforms e fiquei pensando: será que isto é realmente relevante? Mudaria o que nas nossas vidas enquanto desenvolvedores? Há alguma tendência que possa ser iniciada por aqui?

Por que inicialmente o código fonte liberado, tal como exposto na matéria, é voltado apenas para a plataforma WIndows, ignorando aqui o Linux e MacOS. Haverá um trabalho significativo para que estas bibliotecas sejam portadas para os novos ambientes, o que quer dizer que não veremos por agora (acredito que deva demorar bastante) código .net gerando executáveis para outras plataformas que não sejam o Windows.

Sei que .net é uma plataforma bastante legal (eu mesmo gosto muito), mas me pego pensando se hoje seria algo realmente relevante fora do mundo Windows. Por que um desenvolvedor que não tem contato com este ecossistema Microsoft deveria adotar o .net core na opinião de vocês?

Espero estar errado, mas sinceramente acho muito difícil apostar na Microsoft como tecnologia duradoura. Na realidade, aprendi isto 11 anos atrás quando escrevi este post: https://itexto.com.br/devkico/?p=145

Qual a opinião de vocês sobre esta notícia e a própria relevância do .net hoje?

Linux que é pouco relevante para o usuário final em desktop, maioria usa Windows no desktop. Seria bom ter, mas acho que nem precisam se preocupar muito em ter esse trabalho para Linux, ainda mais pela demanda desktop ter diminuído, onde o maior foco é web/mobile. Mas é possível, considerando que existe a solução alternativa GTK# com Mono.

Em relação ao .NET Core, é totalmente relevante também para back-end Linux, mais produtivo do que Java. Essa de quem usa Linux não ter contato o ecossistema Microsoft e vice-versa é coisa do passado. Faz um tempo que a própria Microsoft mudou bastante sua postura.

itexto