Taverna /dev/All

Kotlin pra backend

Fala pessoal, tenho visto ultimamente muitas vagas pedindo kotlin pra backend, principalmente pra desenvolver api rest, alguém aqui ja usando ?se sim como tem sido a experiencia ?

A questão do Kotlin no backend é a mesma que enfrenta Scala e Groovy.

São linguagens que oferecem melhorias em relação ao Java, isto é fato, mas eu sempre observo picos muito momentâneos. Foi assim com Groovy no caso do Grails, foi assim com Scala em relação ao Play Framework e, em certa medida, você escuta falar do Clojure aqui e ali.

Então você vai ter algum ganho de produtividade por causa do que a linguagem tem pra te oferecer em relação ao Java, mas aí a questão é: por quanto tempo será este ganho?

Digo isto por que a gente observou o Java com o tempo ganhando novos recursos e se aprimorando também com o tempo, muitas vezes ganhando recursos que existiam no Groovy ou Scala (Clojure é algo alienígena (é Lisp, não é como C), então não conta e jamais vai).

Então na prática você sempre tem o risco do ecossistema ao redor ser sempre mias pobre do que o nativo pro Java. Foi o que ocorreu com as linguagens que mencionei acima. E por ecossistema digo não só ferramentas, documentação também.

acho q com o modelo novo de release do java ele vai jantar essas linguagens com o tempo q ficam querendo correr com funcionalidades enquando o java vai em passos firmes e consistentes. p/ eles ganharem aderência vão precisar trabalhar em funcionalidades exclusivas q chamem mto a atenção de nós usuários

não só o Kotlin, né?

o próprio Groovy, Scala…

Cara, no projeto que estou atualmente foi decidido pelo uso do Kotlin no backend. Não estou proficiente, mas a parte que me habituei achei muito bacana mesmo. Bastante açúcar sintático, tem até que tomar cuidado com a glicose.

Por ser uma linguagem alternativa para a JVM tem todo o benefício de vc continuar usando as bibliotecas e o gerenciador de pacotes que você já usava no Java (lá estamos usando em resumo Spring e Gradle).

Outro ponto é que tive que me render ao IntelliJ Idea, a IDE da Jetbrains, a mesma organização que criou o Kotlin, então é tudo muito casado.

Concordo com a visão do @kicolobo acima, essas linguagens alternativas para a JVM historicamente ficam marginais ou fortes só em seus nichos (tipo Scala para Big Data por causa do Spark). Não acho que Kotlin resolveu a JavaFobia que assola a nova geração. Vejo mais como um esforço da própria comunidade Java de modernizar a linguagem sem ficar preso na concepção inicial do Java. Um recomeço…

Há, e volta e meia você esbarra num bug e descobre algo que está OK no Java mas tem problemas no Kotlin, principalmente coisas que usam reflexão. Passei um recente em que uma proxy criada pelo Spring estourava um famigerado nullpointer…

1 Curtida

vcs estão usando kotlin com que framework ? spring boot ? jpa ?, o que vc esta achando de usar kotlin ?

o que mais vejo o pessoal falar é Spring mesmo

itexto