Taverna /dev/All

Já quis escrever seu próprio sistema operacional? Então toma!

image

Sempre quis escrever meu próprio sistema operacional (OSK - OS Kico) só pela curiosidade de saber como seria isto. Então por muito tempo minha fonte principal era o livro do Tanenbaum: “Sistemas Operacionais”, que vêm com o código fonte do MINIX impresso (impresso!) e, mais tarde, em CD-ROM.

Confesso que a preguiça também sempre me desviou deste hobby, mas recentemente tenho visto alguns recursos tão legais sobre isto que resolvi compartilhar aqui com vocês ao menos dois:

  • Genode - https://genode.org/ - é um framework para que você escreva seu próprio sistema operacional. Nunca usei, mas pela documentação, parece poupar um BOM tempo.
  • Writing an OS in Rust - https://os.phil-opp.com/ - esta série de posts achei muito interessante também.

E estamos pensando em iniciar uma série de encontros no Discord pra conversar sobre isto. Anima @jcbritobr ? :slight_smile:

3 Curtidas

O do SO em Rust já vale só pelos links para definições dos termos. Didática incrível.

3 Curtidas

Tem muita coisa desatualizada, mas também tem várias discussões interessantes e exemplos em C e ASM. É o guia que eu segui por boa parte do caminho.

https://wiki.osdev.org/Expanded_Main_Page

3 Curtidas

Caramba, acho que isso era meu sonho na faculdade… hoje tento fazer meu próprio container de inversão de controle, baseado em outro post seu @kicolobo! Mas achei ótima essa ideia também!

O miocc???

1 Curtida

Esse mesmo! Estou tentando melhorar meus fundamentos em conceitos (de tempos em tempos eu busco relembrar) e achei uma boa implementar para consolidar.

muito tempo atrás soube de gente que usou isto aí em produção: quase infartei! kkkkk

Eu usei num sisteminha desktop, achei que o Spring ia ser muito peso pra ele. Era o “Miocc tava teno”

Muito legal! Desde a época da faculdade tenho vontade de fazer meu próprio sistema operacional.

Há um tempo atrás comecei o curso do Nand2Tetris. Esse vai um pouco além, porque você precisa criar o seu próprio hardware usando portas lógicas, e segue adiante com um assembler, um sistema operacional, uma linguagem de programação, até então chegar em um jogo de Tetris.

O Nand2Tetris exige muito tempo, ainda estou fazendo no meu tempo. É fenomenal! Se tem a curiosidade de fazer tudo, quase que praticamente do zero, eu super recomendo.

O site é auto contido com todo o material necessário, mas também tem um curso disponível no Coursera. Eu fico alternando entre os PDFs e os vídeos do curso. Para quem gosta de livros, os autores do curso condensaram todo o conteúdo no livro Elements of Computing Systems: Building a Modern Computer from First Principles.

itexto