Taverna /dev/All

Já quis escrever seu próprio sistema operacional? Aqui um guia!

Eu sempre quis escrever meu próprio sistemas operacional. E já tentei vários “OS/K”, mas nunca tive muito sucesso. Aí acabou de encontrar um guia ensinando a fazer isto com Rust.

Mato dois coelhos com um tiro só então comb este guia: aprendo Rust e escrevo meu “OS/K”. Este autor estas escrevendo um guia voltado para a plataforma RISC V. Segue o link: http://web.eecs.utk.edu/~smarz1/osblog/

Está bastante promissor.

PS: quem quiser algo mais profundo, sempre nas o livro do Tanembaum: Sistemas Operacionais, que trás o código fonte do Minix

2 Curtidas

Rust é muito promissor. Você pode escrever usando grandes abstrações para no final o resultado ser um executável com runtime igual a um programa escrito em c. Se você passar a anotação no_std, seu programa não vai ter dependência nenhuma. Só colocar no bootloader e escrever nos buffets de memória. Tem alguns anos que venho acompanhando a linguagem, e fazendo algumas pocs. É uma linguagem com a curva de aprendizado alta, porque o compilador e o borrow Checker te obrigam a escrever código correto.

itexto