Taverna /dev/All

Grupo de Spring na prática: bora praticar?

Na sexta-feira nos encontramos para um projeto prático de Spring: no caso, a construção de uma pequena API sobre a qual vamos explorar diversos aspectos do framework.

Vimos:

  • A diferença entre o Spring Framework e Spring Boot.
  • Como criar um projeto com Spring Boot.
  • Bem por alto como é feito o mapeamento de entidades do banco de dados usando Spring Data.
  • Escrevemos nossos primeiros endpoints.
  • Também vimos bem por alto como operam os repositories do Spring Data.
  • Como configurar o projeto.

E ao final, foi disponibilizado para o grupo um repositório com o código fonte gerado no GitHub, que pode ser acessado neste link: GitHub - itexto/grupo-spring-3

Desta vez será um pouco diferente o que faremos: o projeto, como combinamos está semi pronto. Minha parte do jogo foi feita, agora a bola está com vocês: seguem alguns exercícios para que vocês treinem.

Exercícios

  1. Temos mapeada apenas a tarefa em nosso gerenciador de projetos. Crie uma nova entidade chamada Projeto e associe-a a esta. Vá além: enriqueça o projeto criando endpoints de CRUD para esta entidade. Aproveite e também implemente endpoints que retornem quais as tarefas presentes em um Projeto.
  2. Vamos enriquecer o endpoint de busca de tarefas? Implemente a busca por nome e projeto. Como você faria?
  3. Dá pra melhorar este projeto? Busque falhas no código que escrevi e resolva-as. Justifique suas ações.

Executando o código de exemplo

Você precisa ter o Docker com Docker Compose instalado em seu computador para que tenha máxima produtividade. Para tal, usando a interface de linha de comando do seu sistema operacional execute o comando a seguir:

docker-compose up -d

O projeto já está configurado para acessar esta configuração, sendo assim você não precisará fazer nada além disto. Para saber qual a configuração disponibilizada, confira o arquivo docker/docker-compose.yml presente no projeto.

Como me enviar seus exercícios

Faça o pull request no repositório acima listado e me avise pelo Discord pois nem sempre leio estes e-mails. Aí nós podemos discutir juntos em nosso próximo encontro ou, se bobear, até antes, o que me diz?

Links para aprender mais

1 Curtida

Opa Kiko como vai? Ótima iniciativa, adoraria participar mas infelizmente o horário choca com outro compromisso. Tem pretensão de fazer outros encontros no futuro ou um compilado dos ensinamentos? Acho o seu livro o melhor sobre o assunto e acredito que esses encontro são muito ricos, a algum tempo tenho tentado me especializar em Spring, apesar da contramão das tecnologias no meu trabalho.

Opa, valeu Ivan!

Na realidade, eu estou preparando algumas coisas sim. To pensando em fazer mais encontros durante a semana ao invés de ser só às quintas-feiras às 20 horas.

O que acha? Não costumo gravar por que assim o pessoal fica mais à vontade pra interagir também, então o máximo que faço é disponibilizar no Twitch pra que fique alguns dias lá e depois seja apagado, mas só faço isto quando todo mundo dá o consentimento.

Opa Kiko! Primeiro desculpe pela demora, fiquei meio mal nas últimas semanas ai tava sem acessar nada. Acho excelente aumentar pra mais 1 encontro se possível, acho o Twitch um ótimo formato e ir anunciando aqui no Devall (como você já faz).

Talvez um calendário público com as datas.

mas no Twitch dá pra mais de uma pessoa participar ao mesmo tempo conversando, tal como a gente faz no Discord?

(conheço nada disto)

Só por chat. É bom para apresentações, o formato de discussão é melhor no Discord mesmo.

itexto