Taverna /dev/All

Frameworks web servidores baseados em componentes: são relevantes hoje?

Logo quando o desenvolvimento web começou a pegar vimos a emergência de frameworks que se baseavam no modelo de componentes, tal como o JSF, Tapestry, Stripe, etc.

Com o passar do tempo o modelo action based foi se mostrando mais interessante, até mesmo pra poder ter ao mesmo tempo uma API e algo que pudesse ser usado para a construção das interfaces web.

Sendo assim, pergunto: hoje, frameworks baseados em componentes como os acima (alguns inclusive já podem ser declarados falecidos, como o Tapestry e o Stripes) tem o seu lugar? Qual? Para projetos novos, ainda vale à pena?

Note: não estou me referindo a frameworks frontend como Angular ou Vue.js aqui, mas sim estes nos quais a renderização se dá do lado servidor.

Um exemplo poderia ser o Node.JS?

Nunca cheguei a trabalhar com um desse tipo… Mas, quando peguei o JSF para dar uma estudada, a ideia não “se vendeu” para mim não. Algo que é muito padronizado na interface definitivamente não funciona, pois a interface sempre será alvo de solicitações inimagináveis por parte dos usuários. Poder mexer direto nela (o código front-end) é bem melhor.

não. Node.js é mais action based.
Depende do framework. Eu, por exemplo, não conheço nenhum framework baseado em componentes renderizado do lado cliente no Node.

Aqueles que defendem os frameworks baseados em componentes argumentam que esse tipo de tecnologia reduz a necessidade de se ter duas equipes: uma para frontend outra para o backend. Algo que, em geral, ocorre nos projetos que utilizam o modelo action based. Estou enganado ou antes da “explosão” dos frameworks js termos como desenvolvedor-backend, desenvolvedor-backend e desenvolvedor-fullstack não faziam muito sentido?
Em resumo, como perda de generalidade, framework baseado em componentes fazem sentido em projetos que a divisão em múltiplas equipes podem ser de alguma forma inviável.

1 Curtida

itexto