Taverna /dev/All

Firebird - é pouco usado por que?

image

Dez anos atrás (o tempo voa!) escrevi no meu blog um post perguntando por que o Firebird era tão pouco usado (https://www.itexto.com.br/devkico/?p=395). Pra minha surpresa, ATÉ HOJE chegam comentários neste post me dizendo que é uma solução ótima, etc.

Agora há pouco recebi por e-mail informando o lançamento da versão 2.5.9 do SGBD, que encerra o ciclo de vida deste release: a partir de agora seria só da versão 3.0 pra frente. Quando era desenvolvedor Delphi usava muito o Firebird: hoje já não tanto (na realidade, não uso).

Então resolvi trazer à tona esta discussão: vocês aqui, alguém usa Firebird? Por que não é tão usado quanto o Postgres ou o MySQL sendo que oferece recursos tão poderosos quanto estes?

Pra quem não conhece, segue o link sobre o projeto: https://firebirdsql.org

1 Curtida

A maioria dos projetos que trabalhei usaram o firebird ou o interbase. Tanto com delphi como java. Nunca tive um único problema usando essa ferramenta.

Também nunca tive problemas com ele: sempre se mostrou uma alternativa muito boa.

Na sua opinião, por que não o vemos entre as opções de serviços cloud ou entre outros desenvolvedores?

Não vemos porquê talvez não haja uma empresa fazendo estratégia de propaganda do Firebird. Brasileiro adora um hype. Existem muitas soluções abertas que são muito boas e não tem visibilidade também. Na minha opinião o Firebird é uma ótima alternativa ao MySQL.

1 Curtida

Pela fama de corromper fácil.

1 Curtida

O Firebird não é um banco para se ter 13 tb armazenados. Se a volumetria da solução não exige isso, se consegue escalar bem com ele. Para volumes grandes o PostgreSQL é a solução correta. Agora para uma página ou sistema de controle de acesso, CFTV, Firebird escala bem.

1 Curtida

Até hoje tenho sistemas com Delphi+FB rodando, sendo que em um dou manutenção regularmente. O banco de dados nunca me deu problema.
Minto, deu uma vez há mais de 10 anos, resolvido em segundos com o gfix.

itexto