Taverna /dev/All

Desktop environments no Linux: o que tem usado?

Por muitos e muitos e muitos anos meu desktop environment favorito foi o GNOME 2. É simples, mínimo, mas me atendia muito bem. Aí veio o GNOME 3 e, confesso, levou muito tempo pra que me adaptasse e, na prática… nunca me adaptei.

Algum tempo depois acabei indo pro KDE e desde então não consigo sair dele, e olha que tento! Mate, XFCE, GNOME… mas acabo voltando pois sempre é o que me atende melhor.

Então temo que estou ficando meio que bitolado e resolvi iniciar esta discussão: o que vocês tem usado como desktop environment no Linux?

PS:

minha história com Linux é até mais antiga, começa em 1996/97. Época em que eu usava fvwm, twm, windowmaker, enlightnment… ferramentas que, desconfio, pouca gente conhece hoje.

gnome pq é o q vem no ubuntu e já estou acostumado com ele e tenho preguiça de mudar.
fora ele só consegui usar o kde até hj por mto tempo, os demais não consigo usar por mais de um mês

Hoje uso Windows 10 PRO mesmo.
Quando eu estava no linux, me adaptei melhor ai Cinnamon que vem no Linux Mint por padrão.
Inclusive (fora do tópico atual), foi o melhor linux que encontrei em meus testes.

pois é: e aí fiz uma merda aqui no PC de casa e fui instalar o Linux de novo.
peguei o Ubuntu por preguiça e… to aqui de novo no GNOME

vamos ver até quando. :smiley:

Eu parto do princípio que eu quero um sistema que eu não precise personalizar mil e uma coisas quando instalo.

Eu quero ter DaVinci, ffmpeg, Postman, DBeaver, gtile, keybase, keypassx,Mega, git, docker, Golang, Visual Studio e ZSH instalado e funcionando perfeitamente, chaves para me conectar no GitHub e mais algumas mínimas configurações. A maioria deles eu tenho configurável por script após instalação.

A última coisa que quero gastar tempo é me estressar com configuração, dkms’s, personalizações, etc. Por isso uso o Pop_OS! como vem e a maioria das vezes a maior personalização que eu faço é algum wallpaper de Star Trek. Nos meus 15-25 anos eu tinha paciência e gosto por estas coisas, hoje em dia não tenho mais. Por isso o DE que eu uso é o Gnome. Ele não entrando no meu caminho, não penso em mudar nem tão cedo.

curiosamente, isto foi o que mais gostei quando sai do Android e fui pro iOS

usei o Pop_OS por todo o ano de 2020, gostei muito por um tempo, mas aí veio aquela coceirinha e de repente instalei o KDE… aí veio outra coceirinha… instalei o Mate… e aí meu tédio não era atendido até ferrar toda a distro.

Neste momento voltei pro Ubuntu 20.10 usando… GNOME.

eita vida!

Eu gosto da proposta do ElementaryOS, que é justamente a simplicidade.
Mas quando usei em meu computador, tive que fazer configurações demais para funcionar, na versão da época, eu tinha que ficar subindo o Bluetooth toda hora via comando e isso me enchia o saco.
Fora outras coisas pequenas, ai acabei voltando para o Mint. E hoje estou aqui no meu windows 10 PRO.
Vim para o W10 por causa dos investimos (Ferramenta para análise Gráfica de ações), não encontrei nada para linux e então, para programar sem dor de cabeça no windows, tem que ser o PRO com o WSL2.
Agora não sinto falta de mais nada.

1 Curtida

itexto