Taverna /dev/All

Como dar e receber feedback?

Recentemente no Twitter participei de uma discussão sobre como dar e receber feedbacks de forma eficiente (você pode acompanhar a thread aqui: https://twitter.com/alberto_souza/status/1109259415469936641 ), tendo como base um artigo muito interessante publicado pela Harvard Business Review (fica a dica de um excelente site pra se acompanhar) chamado “Why feedback is never worthwhile” (tradução livre, “por que feedback nunca vale à pena”) - https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2019/mar/22/why-feedback-is-never-worthwhile-oliver-burkeman

image

Essencialmente o autor nos diz que ao invés de oferecermos como feedback o que pensamos a respeito das habilidades do profissional, devemos fornecer nossa experiência com o resultado do seu trabalho. É um ponto de vista realmente interessante e que vale à pena discutir.

Durante a discussão levantei outro ponto: o de que normalmente quando o assunto é feedback leva-se em consideração apenas o ponto de vista de quem recebe, e não de quem o fornece. Indo além, ainda discutimos o fato de que deve ser levado em consideração não apenas o feedback em si, mas a modo como o profissional recebe estas críticas ou elogios.

Na opinião de vocês, quais os principais desafios na gestão de feedbacks, o que pensam sobre este tema?

não encarar como algo pessoal acho q é o maior problema e um pouco da falta de habilidade de quem da falar sem ser rude e da que vai receber conseguir entender que aquilo é p/ o bem dela caso tenha maturidade p/ absorver a informação e tomar uma atitude

em uma empresa q trabalhei o feedback era simples, o gestor me pedia p/ falar 3 coisas que eu tinha achado q tinha mandado bem desde o último feedback e 3 coisas que mandei mal. depois disso ele falava os dele a respeito de mim e tinhamos uma conversa a respeito do que foi levantado. por fim, ele me dava uma nota entre 3 possível: -1) fiquei abaixo do esperado dele de mim; 0) fiz o q era esperado; e 1) fui além do q era esperado

achei o método simples e bom p/ vc ter o mínimo de acompanhamento do q vc vem fazendo na empresa

2 Curtidas

itexto