Taverna /dev/All

10 mais influentes linguagens de programação (quase mortas)

Me deparei com esse texto hoje e achei super interessante. Volta e meia uma linguagem nova aparece e são marketeadas por aí com funcionalidades super inovadoras, mas a academia ou industria já estava pensando e/ou implementando isso há muito tempo. As vezes é bom ignorar o hype e entender as coisas na sua origem. :slight_smile:

2 Curtidas

Este artigo é fascinante!
O mais legal é que são todas linguagens que tenho muita vontade de conhecer a fundo.

Destas conheci a fundo foi o Pascal e o BASIC (minha primeira linguagem).

A mais fascinante pra mim por diversas razões é COBOL, que ainda hoje acho fenomenal em toda a sua história. Desde o por que o CODASYL apareceu (pra evitar fraudes causadas por programadores, então precisavam de uma linguagem que auditores pudessem entender) até à própria estrutura da linguagem, que é muito parecida com o inglês coloquial (um feito incrível).

PS:
a título de curiosidade, já escrevi algumas vezes aqui interpretadores BASIC. É um exercício fascinante (como to usando esta palavra!), por que é uma linguagem realmente simples de ser implementada (por isto os primeiro microcomputadores a adotaram).

1 Curtida

Devia ter TCL aí também

2 Curtidas

E outras que sumiram como Rexx, lembra?

A título de curiosidade, a Microsoft começou com o Bill Gates e o Paul Allen escrevendo um interpretador BASIC para o Altair.

Engraçado pensar que BASIC hoje poderia ser uma linguagem ao lado do Java, C#, Python, etc por causa do Visual Basic e de novo foi deixada de lado.

Acho uma pena.

itexto